top of page

Mariana De Mendonça-Estilo Único

"Mariana De Mendonça tem ganhado experiência nas artes visuais desde muito cedo, através de sua vivencia artística. Seu foco inicial foi a criação, mas nunca deixou de se aperfeiçoar, encontrou na arte sua  paixão e a inclinação pela improvisação e auto-expressão."

Dados Biográficos

M. Mendonça, sempre revelou um grande talento para as artes em geral, especialmente para as artes plásticas, no caso a pintura.


Não realizou cursos de formação artística, é auto-didata.

Destacava-se na Escola pela sua habilidade artística. Era reconhecida entre as coleguinhas pela sua desenvoltura no desenho. Este talento não passou desapercebido quando , na adolescência ,
estudou em escola publica em Brighton, na Inglaterra, quando lá residiu na companhia de seu pai. Época em que foi incentivada a exercitar seus dotes artísticos e pode continuar a ter contato com a natureza pela prática do hipismo.


Prosseguiu em sua educação formal ao voltar ao Brasil. Chegou a prestar vestibular na Unicamp para  artes, por pura curiosidade, seu portfólio sequer existia. 


Abandonou a ideia de fazer curso superior em Artes Plástica, ingressando na Faculdade de Direito da PUCC .


Não abandonou o desenho. Praticava-o aleatoriamente.


Há quatro anos, seu talento explodiu, sem qualquer curso passou a desenhar, pintar,valendo-se das mais diferentes técnicas e assombrou a todos , familiares, amigos, e assim prossegue até hoje, aperfeiçoando-se cada vez mais.

Em 2019 idealizou o projeto “existe espaço para todos”, que culminou em exposição sob curadoria de Sônia Heinz no espaço co-working, cujo foco central era a possibilidade das pessoas dividirem o mesmo espaço ainda que diferentes.


No ano de 2020 elaborou projeto,” Anjos Mensageiro da Esperança” que culminou e
fotos e pinturas com intervenção digital e vídeos. (Não realizou exposição) -  devido  a pandemia.

No mesmo período de 2020 dedicou-se a pinturas de mulheres de sua família, retratos 15x15cm, como forma de superar o confinamento e realizou intervenção digital nas imagens, adicionando-se mascaras.


No final de 2020 começou a se dedicar a pinturas de cavalos relacionadas a emoções, tem interesse em retrata-lós como nunca antes o fizeram, usando diversas mídias e materiais, cores, mídias digitais, pois crê serem criatura capazes de influenciar
profundamente o ser humano, tanto pela beleza, força e ligação a natureza, queulminou no projeto “Portal”.

Posteriormente desenvolveu sua pesquisa em pinturas em linhas ainda com o tema dos cavalos que desembocou numa pesquisa relacionada a materais como crina de cavalos e o cobre.

Através das Fotografias registrou este processo de formação onde as esculturas os instalações, feitas de materiais de coleta e naturais se misturam.

Educação 

1999 - 2004

Direito

Prêmios 

2020

Concurso Artísco Amatra XV- Poder, Ética, Espiritualidade e Eficacia da Justiça"- Nacional.

2022

Prêmio Mostra Internacional  Arte & Cavallo - Milão- Itália- Galleria Milanese.

Exposições 

Solo

2019

2019

Raízes,  Café & Arte - Campinas/SP. Solo

Existe espaço para todos"- King Coworking -Campinas/SP

Coletivas

2019

2019

2021

2021

2021

2022

2022

2022

Salão Del Pires de Artes Visuais, Cis Guanabara-Campinas/SP. 

Expoart, Oscar Freire - São Paulo/SP.

 XI Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/Mogi-Mirim/SP

Participação na FLFAI. 2021- Exposição Coletiva/Feira de Arte Independente.

Exposição  Coletiva- Local :Toca da Coruja -São Roque- SP.

Mostra Coletiva- Multiplicidade das Coisas - Subsolo Laboratório de Arte.

1a. Mostra Coletiva na Oposta Galeria de Arte, espaço inventivo- Limeira-SP.

Mostra Internacional de Arte Contemporânea Arte & Cavallo - Hipodromo San Siro Sinai e Galeria Milanese - Milão - Itália.

Contate-me

Obrigado pelo envio!

bottom of page